Queratinização e Cauterização Capilar - Passo a Passo





Observações Preliminares:

1.       É recomendável realizar de uma a três sessões de hidratação, antes de fazer esse processo. Pois esse é um tratamento de choque que necessita de um pré-tratamento para sua melhor eficácia.

2.       Esse processo só deve ser realizado em cabelos danificados pelo tempo, por agressões térmicas ou química, que sofreram perda de massa (queratina) que resultam em alta porosidade e opacidade do fio.

3.       Também deve se respeitar um espaço de tempo entre uma aplicação e outra. Esse tempo depende do dano do cabelo, pode variar. No mínino 1 mês (isso se o cabelo estiver extremamente danificado). Se o cabelo estiver pouco danificado dá pra esperar intervalos de 2, 3 ou até 6 meses. Dependendo da condição do fio. Caso tiver dúvidas quanto a isso procure um profissional perto de você!

4.       Você deve reservar um dia pra fazer esse processo com tranqüilidade, pois leva algumas horas.

5.       Esse procedimento não é resultado de pesquisas minhas, mas de alguém habilitado. Essas informações tem o respaldo de minha irmã (Claudia Ávila) que é Auditora de Qualidade, formada em Engenharia de Alimentos pela Escola de Engenharia Mauá e tbm é cabeleireira formada pelo Instituto Embelleze, com vários cursos na área de química capilar.

6.       Você pode adaptar os produtos utilizados no vídeo para produtos de seu acesso, desde que similares em sua utilização.

1º PASSO – LAVAGEM 

(Produto – Shampoo anti-resíduo transparente.)

Proceder a lavagem, pelo menos duas vezes, apenas com o shampoo anti-resíduo. Enxaguar bem (não condicionar).

Pentear cuidadosamente começando das pontas e subindo para as raízes.

Tirar o excesso da água dos cabelos com uma toalha e dar uma secada com o secador. (desumidificar levemente)

2º PASSO – APLICAÇÃO DA QUERATINA

(Produto – Queratina Líquida e um Pulverizador)

Separar os cabelos em mexas e pulverizar a queratina em todo o cabelo, até deixá-lo totalmente molhado pelo produto.

Novamente secar levemente com a toalha, depois com o secador.

3º PASSO – CAUTERIZAÇÃO

(Produto - Prancha para cabelos)
Fazer a chapinha mecha por mecha, até que ele esteja totalmente liso. 

Observação 1 – Antes dessa etapa você pode condicionar levemente seu cabelo, se sentir dificuldade em pranchar (aplicar a chapinha) no cabelo, aplique de preferência um leaving. É opcional!

Observação 2 – Esse passo é imprescindível, mesmo se você não queira que seu cabelo fique liso, pq é processo que sela a queratina no fio.

Observação 3 - Como o cabelo será lavado depois desse processo, não tem problema pranchar se vc prefere manter seus cabelos naturais, pq depois da lavagem vc pode deixá-los secar normalmente.

4º PASSO - HIDRATAÇÃO

(Produtos - Um pote para a mistura / Creme 'Máscara' para Hidratação / ampolas de tratamento)

Observação – Como o cabelo estará seco e pranchado, é necessário molhá-lo antes de aplicar o creme. Você pode pulverizar água com o borrifador; molhar na torneira ou no chuveiro (onde preferir).

Fazer em um pote, um preparado de máscara de hidratação e ampolas de vitaminas.  

Aplicar o creme mecha por mecha e massagear (enluvando) cada mecha.

Prender o cabelo e aplicar a touca laminada. Esperar o creme agir por 40 minutos. (Caso você prefira aplicar a touca térmica elétrica, não ultrapassar 20 minutos, mas eu, particularmente, não recomendo)

5º PASSO – ENXAGUE OU LAVAGEM

(Produto - Shampoo e Condicionador)

Esse é o último procedimento.

Como o creme e as ampolas deixam o cabelo pesado, eu prefiro lavar os cabelos (pelo menos uma vez) com um bom shampoo de tratamento (daqueles perolados). Uma única aplicação está mais do que bom. Só mesmo para tirar o peso do creme. Por fim, condicionar com seu creme de preferência.

Agora seu cabelo estará muito mais saudável. 

Espero que tenham gostado!

Deixo aqui as fotos dos produtos Utilizados e mostrados no vídeo:










Beijos da Gigi

23 comentários

  1. AMEEEEEI!!! Vou fazer COM CERTEZA! :))) Meu cabelo tá precisando demais.. Tá tudo muito bem explicadinho,espero que dê certo! :D Briiigada giugiugiu beeijoo manu

    ResponderExcluir
  2. ha vou fazer! fim de semana eu to ai!!! firme e forte me jogando na Queratinização e Cauterização adoro
    bjos gy tudo de melhor pra vc
    VC É MEGA DIVA
    OTIMO FIM DE SEMANA

    ResponderExcluir
  3. Vou tentar, já corri pra perfumaria e comprei tudinho e já fiz uma primeira hidratação. Tomara que o resultado seja bom!!! Thanks bjs

    ResponderExcluir
  4. Aiiiiiiiiii!!! amei a dica !!! Só me falta a queratina!!! vou correndo comprar agora mesmo!!!bejossss

    ResponderExcluir
  5. Adorei a dica! Mas a queratina não sai se lavar? Posso fazer só até o 3º passo?

    bjão e obrigada

    ddveneno.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Seguinte: Eu já fiz e deu super certo!!!
    Meu cabelo ficou bem melhor, pois uso química e, coisas assim são excelente pra fortalecer!
    Muito obrigada, Gi!!!! o/
    No salão isso sai meio carinho, né?
    E vc explicou td direitinho...
    PARABÉNS!!! Bjs

    ResponderExcluir
  7. você diz no quarto passo na hidrataçãoação,
    "Como o cabelo estará seco e pranchado, é necessário molhá-lo antes de aplicar o creme. Você pode pulverizar água com o borrifador; molhar na torneira ou no chuveiro"
    Eu pergunto se não tem perigo de danificar os cabelos pranchar e lavar depois? Porque sempre ouvir falar pra nao se lavar depois da chapinha pois pode quebrar.

    ResponderExcluir
  8. Olá Anônimo de 21/11/2011 03:33

    Para responder sua pergunta: Não há dano nenhum em lavar os cabelos após pranchá-los, dano há se vc pranchá-los após lavá-los (jamais pranchar os cabelos molhados, pq vc danifica o fio. certo?) Existe a cauterização com cristalização, desenvolvida pela Kert, que minha irmã fez um curso tbm e que a hidratação é feita junto com a queratinização e os cabelos não são lavados após pranchados, mas é um processo mais complexo que é melhor fazer no salão. Esse que eu passei é mais simples de se fazer em casa e o resultado é muito eficaz! Espero ter respondido a sua questão!

    ResponderExcluir
  9. Linda, fiz a cauterizaçao, fiz com os produtos que tenho em casa usei shampoo johnson lavei o cabelo 3 vezes ficou bem limpo, a queratina liquida usei da niely gold em splay, a mascara usei broto de bambu da novex ,muito cheirosa e o protetor termico da charming gloss em splay, nossa ficou uma maravilha, meu cabelo ficou perfumado e soltinho. o meu cabelo tem progressiva, é descolorido e uso secador 2 vezes por semana , vc acha que posso fazer quantas vezes por mes? poque tenho medo excesso de queratina da o efeito ao contrario, beijos linda!!!

    ResponderExcluir
  10. Oi, seu blog é bem legal ...
    Cauterização caseira nossa, bem legal !
    Vou fazer, segue e visita meu blog?

    www.reeh-sweetgirl.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. AMEI O SEU BLOG, E A DICA DA CAUTERIZAÇÃO TAVA PROCURANDO POR ISSO !
    Segue meu blog ?
    www.reeh-sweetgirl.blogspot.com.br

    Beijo!

    ResponderExcluir
  12. depois de passa a queratina e fazer a chapinha eu posso fazer a hidratação só 2 dias pedois? pq faz a chapinha e logo depois já vai molhar denovo né? eu posso passa 2 dias com a chapinha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode sim lindaa, é que a queratina deixa o cabelo duro, e isso pode ser desconfortável, mas se vc não se importar pode simmm

      Excluir
  13. É a segunda vez que faço, seguindo direitinho o passo a passo; desta vez ficou maravilhoso.Usei o antiresíduos da natura, queratina liquida da bio extratus, mascara de reestruturação de tutano natural da Avora(maravilhosa) e algumas gotinhas de vitaminas;vitamina A, B5, ceramidas.Nota 1000 para esta restauração capilar.Obrigada pela dica!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz Magali, obrigada por dar esse retorno linda. um beijo no coração

      Excluir
  14. Olá Gigi!

    Meu cabelo esta muito ressecado, principalmente nas pontas... Meu cabeleireiro sempre fala que meu cabelo esta seco. Eu sempre faço hidratação em casa e uso produtos bons, mas parece não resolver (ate pq dia de semana só lavo cabelo as 6h da manha e então tem que ser na água quente do chuveiro).Meu cabelo é virgem, não tem progressiva e nem nada disso.
    Queria fazer essa queratinização pra da uma ressuscitada no cabelo. Eu posso??? Vejo indicando queratinização pra cabelos quimicamente tratados e que estão mega detonados.

    Obrigada!
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. linda, note se qdo vc passa um leave-in e seu cabelo resseca ou absorve muito rapido o produto, se caso ele estiver assim, é provavel que ele esteja poroso, portanto o tratamento seria indicado sim.... um beijoooo

      Excluir
  15. Oi linda, eu fiz um relaxamento e o cabelo ficou fragil quebradiço lavei com shampoo hibdratante sem sal da niely e condicionador reestruturaçao queratina,eu quero saber se posso fazer este procedimento.

    ResponderExcluir
  16. Você sabe me dizer onde posso encontrar o Reconstrutor da vitabelle?

    ResponderExcluir
  17. Muito boa a dica, fiz e meu cabelo está rejuvenescido, muito legal!! Me visita lá! Lycroche.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Simplesmente ameeeeiiiii a dica. Estou passando por um processo de clareamento e o meu cabelo esta suuuuper danificado...elastico...chiclete....uma gosma hahaha. Vou fazer essa queratizinaçao/cauterizaçao. Obrigada pela suuuuuuuuper dica. Bjokas *-*

    ResponderExcluir
  19. Acabei de fazer definitiva no meu cabelo, posso fazer cauterização?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...